Simulação

O que é a simulação?

A Simulação Gerencial, também conhecida como Jogos de Empresas, é uma técnica de treinamento e desenvolvimento gerencial que utiliza softwares para simular um mercado competitivo entre empresas participantes de um jogo. Consiste em uma moderna metodologia de ensino que, gradativamente, está sendo incorporada aos melhores cursos de gestão empresarial do mundo, e também no meio empresarial.

Equipe

As equipes inscritas, formadas por até 2 (dois) integrantes, receberão uma senha de acesso à área reservada aos participantes. Nesta área terão acesso ao manual da empresa simulada, material de extrema importância para as tomadas de decisões das empresas. As equipes receberão, também, relatórios que servirão de apoio à tomada de decisões.

Mercado

Cada mercado será formado por até dez empresas simuladas. Os aspectos macroeconômicos do mercado são estipulados pelos coordenadores do torneio, que procuram adaptar a simulação aos aspectos econômicos da realidade brasileira atual. São os coordenadores, por exemplo, que definem juros de fornecedores, juros bancários, taxas de inflação, dentre outras variáveis.

Relatórios

As equipes participantes do Torneio recebem relatórios a cada período da simulação além de uma gazeta do setor simulado. No período teste e no primeiro período efetivo, as empresas iniciam com a mesma situação de mercado.

Decisões

As empresas deverão tomar decisões a cada rodada. Cada período simulado equivale a um trimestre de gestão de uma empresa real, possibilitando aos participantes da competição administrar uma empresa durante um período equivalente a mais de um ano.

Conheça o Torneio