Regulamento

Clique aqui para baixar o Regulamento do #TG2017 (PDF). É necessário o Acrobat Reader para abrir o arquivo.

REGULAMENTO TORNEIO GERENCIAL 2017


Capítulo I – Objetivo

Art. 1º O Torneio Gerencial é uma competição que tem como objetivo possibilitar aos participantes o exercício da gestão empresarial, por meio de simulações, para fins de aprimoramento e capacitação. É um evento promovido pela Bernard Simulação Gerencial.


Capítulo II – Participantes

Art. 2º Podem participar do Torneio Gerencial, exclusivamente, estudantes do ensino médio, graduação, cursos técnicos ou tecnólogos, devidamente matriculados, no ato da inscrição, em cursos reconhecidos ou autorizados pelo MEC. Ao menos um dos integrantes (ou representante legal) da equipe deverá ter conta bancária nacional.

  • Não é permitida a participação de vencedores de edições anteriores do Torneio Gerencial. Entende-se por vencedores, quaisquer membros de equipes que obtiveram o primeiro lugar na etapa final em edições anteriores.
  • A qualquer momento a coordenação do torneio poderá solicitar o comprovante de regularidade acadêmica (atestado de matrícula).

Art. 3º Os participantes devem se inscrever em equipes com no mínimo 1 (um) e no máximo 3 (três) integrantes. Será permitida a substituição, inclusão ou exclusão de participantes até o fim do prazo de inscrições, desde que seja respeitada a quantidade mínima e máxima de integrantes por equipe. Quaisquer alterações nos dados das equipes e dos seus respectivos integrantes deverão ser solicitadas junto à coordenação do Torneio Gerencial, pelo e-mail torneio@torneiogerencial.com.br. Alterações após o início do torneio não serão permitidas.

Art. 4º Um mesmo participante não pode integrar mais de uma equipe.

Art. 5º A coordenação do Torneio Gerencial reserva-se o direito de, a seu exclusivo critério, alterar ou não aceitar nomes de equipes ofensivos ou que possam denegrir a imagem do Torneio.


Capítulo III – Inscrições

Art. 6º As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, pelo site www.torneiogerencial.com.br no período de 20 de março a 12 de maio de 2017. No formulário de inscrição devem ser informados os dados de todos os integrantes da equipe.

Art. 7º O valor da inscrição é de R$ 66,00 (sessenta e seis reais) por equipe, independentemente do número de integrantes.

Art. 8º Ao realizar a inscrição, cada equipe deverá nomear, entre seus integrantes, um representante perante a coordenação do Torneio Gerencial. A escolha deste representante tem como objetivo possibilitar uma melhor organização e comunicação do Torneio Gerencial. O representante será o responsável pela confirmação dos dados cadastrais e pagamento da taxa de inscrição. Formalmente, não haverá qualquer distinção entre os membros das equipes, sendo todos integral e solidariamente responsáveis pelo envio e recebimento das decisões, assim como pelo acompanhamento de todos os avisos e informações disponibilizadas no site.

Art. 9º A confirmação da inscrição será realizada em três etapas, conforme descrito a seguir:

Etapa 1 – Pedido de Inscrição

Ao preencher o formulário de inscrição, por meio do site do Torneio Gerencial, os membros da equipe receberão um e-mail com link para confirmação da inscrição. Para confirmar o pedido de inscrição da sua equipe, algum dos membros deverá acessar este link.

Etapa 2 – Confirmação da Equipe e Pagamento

Após a confirmação do pedido de inscrição, o representante recebe um e-mail com os participantes da equipe e link para pagamento da inscrição. Após o preenchimento do formulário de pagamento, o representante será redirecionado de volta ao site do Torneio, confirmando assim a transação.

Etapa 3 – Confirmação da Inscrição e Dados de Acesso

Após o pagamento da taxa de inscrição todos os participantes receberão uma mensagem confirmando a quitação da taxa de inscrição e os dados de acesso ao ambiente do torneio. Esta confirmação será realizada em até 5 (cinco) dias após o pagamento da taxa. Somente estarão inscritas as equipes que receberem um e-mail com aviso de confirmação do pagamento. A partir deste momento, os participantes terão seus códigos de usuário e senha divulgados e poderão acessar o manual da empresa a ser simulada.

Art. 10º Havendo necessidade de alteração de algum dos dados informados, o representante da equipe deverá enviar um e-mail solicitando esta alteração para a coordenação do torneio até a data final das inscrições, utilizando o mesmo e-mail cadastrado na equipe.

Art. 11º Caso a equipe efetue o pagamento e não receba a comunicação de confirmação no prazo estipulado, os membros deverão verificar sua caixa de spam (lixo eletrônico). Caso ainda não localize a comunicação de confirmação, a equipe deverá entrar em contato imediatamente com a coordenação do Torneio Gerencial pelo e-mail torneio@torneiogerencial.com.br

Art. 12º Em casos excepcionais de cancelamento de inscrição, o valor pago na inscrição, será restituído, descontada a taxa de gerenciamento de inscrição, no valor de R$10,00.


Capítulo IV – Equipamento necessário

Art. 13º Para participar do Torneio Gerencial é necessário que cada equipe tenha à sua disposição um computador com acesso à Internet e uma conta de e-mail válido de, pelo menos, um participante. No caso de haver apenas um e-mail válido este será o representante da equipe.


Capítulo V – Coordenação

Art. 14º O Torneio Gerencial será coordenado por especialistas da Bernard Simulação Gerencial, profissionais experientes que há 25 anos atuam com a metodologia de simulação gerencial em cursos de graduação, pós-graduação, torneios e cursos empresariais.


Capítulo VI – Competição

Art. 15º A competição será realizada em quatro etapas: Classificatória – Primeira Etapa, Classificatória – Segunda Etapa, Semifinal e Final. Na Classificatória – Primeira Etapa, as equipes irão simular a administração de pequenas empresas do setor comercial, tomando duas decisões por semana (terças e sextas-feiras). Para a Classificatória – Segunda Etapa, as equipes administrarão pequenas empresas do setor industrial de bens duráveis, também tomando decisões as terças e sextas-feiras. Na Etapa Semifinal, as equipes classificadas irão administrar uma empresa do setor de agronegócios (pequena cooperativa ou indústria familiar), já para a Etapa Final, as equipes assumirão a direção de uma grande empresa prestadora de serviços. Tanto na Etapa Semifinal quanto na Final, as equipes tomam decisões segundas, quartas e sextas-feiras.

Art. 16º Durante todas as etapas, o prazo para gravar as decisões no ambiente do Torneio Gerencial se encerra às 12h00min (Horário Oficial de Brasília) e, caso as equipes desejem fazer alterações nas decisões já gravadas, deverão fazê-las antes desse horário. Após estes horários não será permitida gravar novas decisões. Os resultados por sua vez, serão processados até às 18h00min do mesmo dia. As tabelas a seguir contêm as datas de envio de decisões e disponibilização dos relatórios para cada etapa.

Classificatória – Primeira Etapa (Simulação Comercial):


* No primeiro período apenas são disponibilizados os relatórios com as informações iniciais do jogo e não há tomada de decisão.

** A primeira rodada de decisão (período 2 Teste) consiste em um período exclusivo para teste. Os resultados deste período serão desconsiderados na continuidade da competição. Após o período de testes, a empresa deverá se basear novamente nos relatórios recebidos no 1º período para a tomada de decisões, corrigindo os eventuais erros cometidos no período de teste.

Classificatória – Segunda Etapa (Simulação Industrial):

Etapa Semifinal (Simulação de Agronegócios):

Etapa Final (Simulação de Serviços):


Art. 17º Todas as equipes participantes em cada etapa iniciarão as simulações em situação (econômica, financeira e mercadológica) idêntica. Portanto, com a empresa classificada para a próxima etapa, a etapa anterior não influi em nada nesta próxima.

Art. 18º A primeira rodada de decisões da Classificatória - Primeira Etapa será um período de aquecimento (Período 2 Teste), para que os participantes se adaptem à dinâmica do Torneio Gerencial. Os resultados deste período não serão computados e não afetarão as próximas tomadas de decisões. Caso a equipe insira decisões para o Período 2 Teste e não as alterem para o período seguinte (Período 2 Definitivo), as decisões enviadas para o Período 2 Teste serão repetidas e consideradas para o Período 2 Definitivo.

Art. 19º A Classificatória - Primeira Etapa será a única com 6 rodadas de decisão (contando o período teste), tendo as outras etapas 4 rodadas de decisão cada. Cada rodada simulada corresponde a um período real de um trimestre.

Art. 20º O Torneio Gerencial terá início com o sorteio dos grupos, realizado pela coordenação do Torneio. Cada grupo será formado por 8 equipes (8 empresas simuladas), em todas as etapas do Torneio, que disputarão entre si um mesmo mercado simulado. É possível que, nas Classificatórias (Primeira e Segunda Etapas), haja grupos com 7 equipes, em virtude do número de inscritos.

Art. 21º Nas Classificatórias (Primeira e Segunda Etapas), as equipes se enfrentarão dentro de seus grupos e as vencedoras de cada grupo estarão classificadas para a Etapa seguinte. Os nomes das equipes classificadas serão divulgados na página do Torneio Gerencial. Na Etapa Semifinal, passarão as primeiras colocadas de cada grupo e essas equipes serão novamente sorteadas dando início a uma nova simulação. Na Etapa Final, as equipes se enfrentarão em um mesmo grupo e, ao final desta etapa, a melhor classificada será apontada como vencedora do Torneio Gerencial 2017. Serão publicados, na página do Torneio Gerencial, os nomes das equipes vencedoras.

  • Para a formação dos grupos de 8 empresas também poderão ser chamadas empresas não classificadas em primeiro lugar na etapa anterior, seguindo o critério de maior Patrimônio Líquido. Esta possibilidade será informada a partir do momento que a Coordenação tiver o número de equipes do Torneio.
  • Se número de equipes do Torneio for superior a 4.096, os 8 finalistas serão definidos pelo critério de maior Patrimônio Líquido da Etapa Semifinal, não permitindo também ter mais de 1 classificado do mesmo grupo. Esta particularidade se faz necessária, pois existirá mais de 8 grupos na Etapa Semifinal. Se esta situação se confirmar, ela será informada aos participantes a partir do momento que a Coordenação tiver o número de equipes do Torneio.

Art. 22º Os critérios de avaliação e classificação das empresas simuladas dentro de seu grupo são:

– Classificatórias (Primeira e Segunda Etapas) e Semifinal:

1º – Maior Patrimônio Líquido;

2º – Maior Lucro do último período (em caso de empate no 1º critério);

3º – Menor endividamento total (em caso de empate no 2º critério).

– Etapa Final:

1º – Maior cotação das ações;

2º – Maior patrimônio líquido (em caso de empate no 1º critério);

3º – Maior lucro do último período (em caso de empate no 2º critério).


Capítulo VII – Comunicação entre a coordenação e as equipes

Art. 23º A Bernard Simulação Gerencial, promotora e coordenadora deste Torneio, não se responsabiliza pelas falhas técnicas na transmissão de dados via Internet ocorridas durante a competição, tais como problemas operacionais de rede fora do ar ou qualquer problema que inviabilize o recebimento das decisões. A gravação das decisões é de inteira responsabilidade das equipes. O ambiente do Torneio mostra a data e a hora da última decisão gravada pela equipe. Para evitar problemas de conexão à Internet, recomenda-se que as equipes gravem suas decisões com antecedência. Caso as decisões de uma equipe não estejam gravadas na base de dados da coordenação até o prazo final estipulado, estas serão consideradas zeradas e a empresa será encerrada. Cópias da tela do computador (screenshots / printscreens) não possuem validade para comprovação de envio de decisões.

Art. 22º No decorrer da competição a Bernard Simulação Gerencial responderá apenas dúvidas de caráter técnico, relacionadas à informática ou comunicação de dados. Esta medida tem como objetivo evitar o favorecimento de qualquer equipe. O contato dos participantes com a coordenação do Torneio Gerencial deverá ser feito exclusivamente por meio do e-mail: torneio@torneiogerencial.com.br e as respostas da coordenação ocorrerão de segunda à sexta, de 08h00min as 18h00min. Não haverá resposta da coordenação nos finais de semana e nos feriados.

  • Dúvidas sobre o torneio devem ser esclarecidas pelos próprios participantes através da leitura e interpretação do Manual da Empresa e Dúvidas, ambos disponíveis no ambiente de simulação.

Capítulo VIII – Premiação

Art. 25º O Torneio Gerencial distribuirá prêmios em dinheiro, kits do TG e placas para equipes classificadas na Etapa Final. Os prêmios são:

1º Lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e uma placa para a equipe + 1 kit do TG por participante;

2º Lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) e uma placa para a equipe + 1 kit do TG por participante;

3º Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e uma placa para a equipe + 1 kit do TG por participante;

4º Lugar: R$ 1.000,00 (mil reais) e uma placa para a equipe + 1 kit do TG por participante;

5º Lugar: R$ 500,00 (quinhentos reais) e uma placa para a equipe + 1 kit do TG por participante;

6º Lugar: R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e uma placa para a equipe + 1 kit do TG por participante;

7º e 8º Lugar: Uma placa para a equipe + 1 kit do TG por participante;

Art. 26º O resultado final da competição será divulgado na página oficial do Torneio. A entrega das premiações será feita via depósito bancário, em conta corrente informada pelo representante da equipe, no prazo de até 60 dias após a divulgação do resultado final, e está condicionada à disponibilização de foto dos integrantes da equipe, entrevista realizada por e-mail e comprovação de vinculação a uma Instituição de Ensino, conforme requisitos de participação (Capítulo II).

Art. 27º Todos os participantes que, ao final de cada etapa, não tiveram suas empresas encerradas, poderão emitir certificados de participação desta etapa. Esses certificados serão disponibilizados no site do Torneio Gerencial até uma semana após a disponibilização dos relatórios do último período de cada etapa. O certificado para a primeira etapa classificatória terá carga horária de 16 horas. Para as outras etapas, a carga horária será de 12 horas, totalizando 52 horas de atividades, se o participante chegar até a Etapa Final.


Capítulo IX – Desclassificação

Art. 28º As equipes que deixarem de enviar suas decisões em algum período simulado serão desclassificadas do Torneio Gerencial (encerradas). Exceção será feita para as equipes que deixarem de tomar suas decisões nos períodos 2 Teste ou período 2 Definitivo da Classificatória – Primeira Etapa, conforme Art. 18º deste regulamento. Por estes períodos serem de adaptação, as equipes que salvarem as decisões ao menos um destes dois períodos não serão desclassificadas, apenas perderão oportunidade de testar um período de simulação.

Art. 29º Toda atitude antiética na simulação será passível de desclassificação (ex. formação de cartel).

Art. 30º Será sumariamente desclassificada do Torneio Gerencial a equipe que tentar invadir, violar ou burlar os relatórios gerados pela simulação, o site do Torneio Gerencial ou qualquer informação do banco de dados utilizado pela coordenação do evento. A Bernard Simulação Gerencial reserva o direito de não permitir a inscrição de quaisquer indivíduos que tenham tentado prejudicar a condução do Torneio Gerencial em qualquer edição anterior.


Capítulo X – Disposições gerais

Art. 31º Após iniciado o torneio, não será devolvido o valor da taxa de inscrição para as equipes que desistirem ou forem desclassificadas. Será caracterizado como desistência a equipe que não gravar decisões em qualquer período do Torneio Gerencial, exceção feita a não gravação da decisão nos períodos 2 Teste ou 2 Definitivo da Classificatória – Primeira Etapa, conforme Art. 28º.

Art. 32º É vedada a participação de qualquer empregado, estagiário ou pessoa que mantenha vínculo profissional com a Bernard Simulação Gerencial, assim como seus parentes de primeiro grau.

Art. 33º Ao efetivar a inscrição, a equipe participante concede a Bernard Simulação Gerencial o direito de utilizar, de forma gratuita, seus dados cadastrais, os nomes e a imagem de seus participantes para eventual publicidade e propaganda do Torneio Gerencial por tempo indeterminado, tanto no Brasil como no exterior. A equipe participante concede a Bernard Simulação Gerencial também o direito de utilização dos resultados das empresas simuladas para fins de pesquisa.

Art. 34º A coordenação do Torneio Gerencial reserva o direito de alterar as datas e horários das decisões, de liberação dos relatórios, de início e fim do prazo de inscrições, bem como da realização da competição, em caso de problemas operacionais, como telefonia, energia, comunicação, processamento, etc.

Art. 35º A inscrição no Torneio Gerencial implica no aceite de todas as cláusulas do presente regulamento. Qualquer caso omisso será resolvido pela coordenação do Torneio Gerencial, cujas decisões, nos termos deste regulamento, são soberanas e irrevogáveis.