Edições Anteriores



Edição 2017

No ano da décima nona edição do Torneio Gerencial, a Bernard contou com participação de estudantes do ensino médio, cursos graduação, técnico e tecnólogo. A competição foi disputada por 1.723 acadêmicos separados em 736 equipes, com todas as 27 unidades federativas do Brasil sendo representadas.

O #TG2017 foi apoiado por quatro instituições de renome: Associação Nacional dos cursos de Graduação em Administração – ANGRAD, Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, Conselho Regional de Administração de São Paulo CRA-SP e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina - CREA-SC.

A competição seguiu os moldes das edições recentes, sendo dividida em quatro etapas: primeira classificatória, segunda classificatória, semifinal e final. Na primeira etapa, a disputa ocorreu em torno da administração de pequenas empresas do setor comercial de bens duráveis. Já na segunda classificatória, os participantes foram instigados a gerir uma empresa do setor industrial. Na semifinal, a tarefa era a gestão de uma indústria do setor de alimentos/agronegócios, com as oito melhores equipes avançando a grande final, onde se dirigiram grandes empresas do setor de serviços.

O estado de Minas Gerais e o curso de Administração foram os que tiveram mais inscritos, classificados para a segunda classificatória e finalistas do #TG2017, porém... Na hora do "vamos ver", o campeão mesmo foi a goiana Axioma, de Ciências Contábeis! Dentre as 736 participantes do Torneio Gerencial 2017, o estado de Goiás contava com apenas 12 equipes (15º entre as 27 UFs). Enquanto que o Top 6 era dos já tradicionais campeões do TG: Minas Gerais (163), São Paulo (101), Rio Grande do Sul (63), Rio de Janeiro (59), Santa Catarina (53) e Paraná (43). É importante também destacar o estado do Rio Grande do Norte, apenas o 21º estado na lista. Apesar de contar com apenas 10 integrantes, conseguiu igualar Minas Gerais e colocar 2 na final! Quanto aos cursos, o pessoal de Ciências Contábeis foi o segundo que mais se inscreveu, com 16,5% dos participantes. O curso soberano foi a Administração, com 45,7% dos inscritos, que dominou o jogo inteiro, porém foi surpreendido no final... Fechando o TOP 4, é interessante destacar a sempre expressiva participação dos Engenheiros de Produção (13,3%), além da galera de Sistemas de Informação (4,6%), que cada vez mais participa do Torneio Gerencial.

Os grandes finalistas do Torneio Gerencial 2017 foram:

  • 1º lugar – Empresa AXIOMA, da goiana Karollainny Maria Pereira da Silva, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras.
  • 2º lugar – Empresa SGO CORP, da sul-mato-grossense Viviane Thais Wrubleski Huczera, do curso de Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.
  • 3º lugar – Empresa BRUTAL, do mineiro Bruno Ivo de Almeida Costa, do curso de Administração do Ibmec.
  • 4º lugar – Empresa Potiguar1, dos potiguares Plácido Carlos de Queiroz e Janine Campos Botelho, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Ufersa e Universidade do Estado do Pará - Uepa, respectivamente.
  • 5º lugar – Empresa Inside All, do mineiro Christhopher Soares de Souza, do curso de Administração do CEFET-MG.
  • 6º lugar – Empresa VCJ UNILAB, dos cearenses Vitória Nascimento, Paulo Braga e Janile Porto, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab.
  • 7º lugar – Empresa The Flash, dos potiguares Michael Douglas Araújo e Miriane Katiane Macedo, dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Química, respectivamente, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN.
  • 8º lugar – Empresa Lumiar, dos maranhenses Marcelo Serejo Castro e Thaiane Kerlly Lima de Oliveira, do curso de Engenharia de Produção da Uniceuma.

Para eles foram distribuídos prêmios em dinheiro que totalizaram R$ 11.750,00, além de kits e uma placa comemorativa. Aos demais participantes que permaneceram no jogo, e não foram encerrados, foram distribuídos certificados de participação totalizando 52 horas/aula.